sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RISOTO DE PERA COM GORGONZOLA + DICAS DE RISOTO

risoto pera gorgonzola vinho branco seco receita elegante

Gorgonzola é um dos meus queijos favoritos. Ele tem personalidade - é forte e chama atenção em qualquer prato.

Apesar de ter a fama de forte demais, nessa ideia ele tem um casamento perfeito com uma fruta que é bastante suave, basicamente o oposto do queijo: a pera.

Estou já acostumado em ver gente entortando o nariz quando vou fazer um prato com uma mistura que foge do convencional, mas novamente, não sobrou nada na panela.

Eu jurava que já tinha postado risoto por aqui, mas me enganei, então vamos às minhas dicas básicas do risoto:

- Risoto tem de ser feito com arroz arbóreo, senão ele não fica na textura ideal;
- 250g de arroz serve muito - digo MUITO - bem duas pessoas ou até 3 mais controladas na fome;
- Base de qualquer risoto = arroz arbóreo que você vai fritar em um pouco de azeite junto com cebola e alho à vontade e, para cozinhar, você deixa uma panela ao lado com mais ou menos 1 litro de água fervendo e 1 tablete de caldo legumes, frango, ou carne, dependendo da receita;
- Antes de começar a juntar a água, junte 1 xícara de chá de vinho branco seco no arroz frito e deixe todo o líquido evaporar com o álcool;
- O segredo é: com uma concha, junte a água com caldo fervendo até que o arroz fique apenas coberto pelo líquido (geralmente duas a três conchas, dependendo da quantidade de arroz) e, o mais importante de tudo, não pare de mexer! Conforme o caldo for secando, continue gentilmente juntando mais caldo até que o arroz fique na consistência que você gosta, sendo que o mais importante é que o líquido fique grosso o suficiente para que você consiga ver o fundo da panela ao mexer o conteúdo.

Na ideia desse post, cortei uma pera e 100g de queijo gorgonzola em cubinhos. Juntei a pera ao arroz logo após os 10 primeiros minutos do cozimento, para que ela ficasse macia. Quando cheguei na textura que queria  com o arroz, juntei o queijo gorgonzola até que ele derretesse. Pimenta do reino no final. Acerte o sal se for necessário. Na apresentação, um fio de azeite dá um toque especial e você decora como quiser.

Está aí mais uma ideia do Nando e espero que vocês curtam assim como eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma curtida na fanpage do Facebook é boa, mas o seu comentário será sempre muito mais valioso, porque é aí onde a gente interage. Obrigado por passar seu tempo por aqui!