quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MEU ESPAGUETE AO LIMONE (MOLHO DE LIMÃO SICILIANO)

massa ao molho limone limão
Quem disse que massa não combina com peixe?

Estou dividindo agora com você o que provavelmente é um dos meus molhos favoritos. Ele é muito fácil, extremamente rico em sabor e apesar do abuso da manteiga, a impressão que temos é que ele é muito leve. Você começa a comer a massa e parece que não enjoa.

Além disso, ele é versátil e cai muito bem com frutos do mar, por isso hoje eu o servi com um filé bem crocante e saboroso de tilápia.

A primeira vez que provei o molho, foi em um penne com presunto de parma e melão - que é até hoje a minha combinação favorita e quem sabe um dia divido aqui com vocês. Uma vez, a Dadivosa, uma blogueira que também publica gordices, compartilhou a receita dela e eu fui trabalhando para que eu chegasse no molho ao estilo Nando. Cheguei hoje em duas versões do Nando para o molho: a versão delícia gorda (abaixo) e uma mais leve, que não vai creme de leite e diminuo bem a quantidade de manteiga, mas acho que vocês vão preferir começar com essa.

Apesar do meu blog ser de ideias, muita gente tem pedido mais detalhes, então vou tentar ser um pouco mais explicativo de agora em diante :)

Para duas pessoas:

- 250g de espaguete (também fica excelente com penne e talharim);
- 3 colheres bem cheias (abuse sim) de manteiga
- um dente de alho picado
- uma xícara de chá bem cheia de parmesão ralado na hora
- uma xícara de chá de vinho branco seco
- uma caixinha de creme de leite
- raspas de 2,5 limões sicilianos
- suco de meio limão siciliano
- salsinha picada à vontade (opcional)
- sal e pimenta do reino a gosto

Muito fácil fazer o molho:

- Em um frigideira, derreta a manteiga e doure o alho. Logo em seguida, coloque o vinho branco seco, deixando cozinhar por 2 minutinhos para o álcool evaporar
- Junte as raspas de limão e neste ponto você já pode desligar o fogo
- Com o fogo desligado, junte o restante dos ingredientes: creme de leite, suco de limão, salsinha, parmesão e acerte o sal e pimenta do reino
- Incorpore o molho na massa bem quente e devidamente drenada

Muito sabor e poucos ingredientes. Azedinho e salgado na medida certa. O limão siciliano é muito aromático e vai perfumar a cozinha.

E se você quiser um prato ainda mais completo, sirva com frutos do mar.

Beijo!

2 comentários:

  1. Cheguei em casa pensando em fazer um jantarzinho cujo preparo não levasse mais que 15 minutos. Pensando em um espaguete com limone, dentre algumas receitas, selecionei a sua. Fantástica! Vou incorporá-la ao meu cardápio como "espaguete ao limone do Nando". Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia,
      primeiro, me desculpe por demorar tanto na resposta.
      Fico contente que tenha gostado - esse molho é definitivamente um dos meus favoritos, também.
      Espero te encontrar mais vezes por aqui ou na fanpage www.facebook.com/cozinhandocomonando
      Abraço,
      Fernando Borsatto

      Excluir

Uma curtida na fanpage do Facebook é boa, mas o seu comentário será sempre muito mais valioso, porque é aí onde a gente interage. Obrigado por passar seu tempo por aqui!