sexta-feira, 6 de junho de 2014

FILÉ MIGNON COM MANTEIGA DE ERVAS, PURÊ DE MANDIOQUINHA E PIMENTÕES CARAMELIZADOS

Filé mignon com manteiga de ervas, purê de mandioquinha e pimentões caramelizados.
Antes de falar sobre esta ideia linda e rápida de refeição gostosa, gostaria de dedicar este post à todos aqueles que, como eu, não conseguiram chegar ao trabalho por conta do trânsito infernal ocasionado pela greve do Metrô em SP ou que venceram as incontáveis e eternas horas apenas para poderem exercer suas atividades e garantir um salário com dignidade.
Enfim, com toda essa situação, estou trabalhando de casa desde ontem e, já que estou em casa, eu mesmo cuido do almoço. Mas, sendo horário de trabalho, o preparo precisa ser rápido. E hoje saiu tão simples e tão rápido que consegui um tempinho para vir aqui para compartilhar com vocês.
Na geladeira, um pacotinho de mais ou menos 400g de mandioquinha, um pimentão grande solitário e alguns bifinhos de filé mignon já prontos para receberem a chuva de alegria do tempero.
Descasquei a mandioquinha e coloquei em água para ferver com sal e deixei o fogo fazer o trabalho por mim.
Enquanto isso, corte um pimentão grande em tirinhas e uma cebola pequena. Em fogo alto, com um pouco de azeite, comecei a grelhar o pimentão e a cebola com um pouco de sal, pimenta do reino e uma pitada de canela. É legal deixar dar uma queimadinha de leve, porque realça os sabores do pimentão e da cebola.
Enquanto a mandiquinha cozinhava e eu ia grelhando os pimentões, temperei os bifinhos de filé mignon com sal e pimenta do reino e grelhei dos dois lados e um pouquinho de óleo vegetal.
Quando chegou o momento de virar o filé mignon, a mandioquinha já estava basicamente pronto. Retirei o excesso de água e coloquei uma colher de sopa de manteiga, outra de requeijão e uma xícara de chá de queijo prato ralado. Amassei tudo, fui experimentar e - chorei. Chorei de emoção. Não, não chorei, mas a emoção foi forte. O melhor purê de mandioquinha da vida. Experimentem!
Depois que tudo estava basicamente pronto, peguei um pouco de manteiga e misturei com várias ervas desidratadas (abuse delas aqui!) e um pouco de sal. Essa manteiga foi estrategicamente colocada por cima do filé mignon e ela derretia, liberando todo seu sabor em cima da carne.
E o resultado foi esse da foto: uma carne com um molho delicioso, um purê cremoso e extremamente saboroso e pimentões levemente adocicados com um simpático toque de canela que todo mundo vai perguntar o que você colocou de diferente. Em 30 minutos, consegui transformar o que seria um almoço de sexta-feira ordinária em um momento especial. Agora volto ao meu trabalho ainda mais feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma curtida na fanpage do Facebook é boa, mas o seu comentário será sempre muito mais valioso, porque é aí onde a gente interage. Obrigado por passar seu tempo por aqui!