terça-feira, 10 de junho de 2014

BOLINHOS DE PEIXE AO MOLHO ALFREDO

Bolinhos de peixe ao molho alfredo
Quis expressar todo o meu amor por futebol e também homenagear essa minha verdadeira paixão de brasileiro já que a Copa do Mundo começa daqui a poucas horas, basicamente, e então fiz uma receita que envolvesse o símbolo do esporte: a bola. Claro, que tudo isso é mentira, não entendo nada de futebol mas essa ideia é um verdadeiro golaaaço na cozinha (quanto mais ridículo, melhor).

Enfim, esses bolinhos de peixe são absolutamente deliciosos, seja em uma refeição (como na sugestão da foto) quanto para petiscar. E também são bastante práticos, ou seja, excelentes para quem está com pouco tempo na cozinha (meu caso hoje).

Para uma porção de 10 bolinhos médios, usei 1 lata de atum escorrida, 1 lata de sardinha escorrida, meia cebola picada, 1 dente de alho, 1 xícara de chá de salsinha picada, 1 ovo, 1 fatia de pão de forma (você pode usar meio pão francês - não tem problema se for amanhecido), bastante pimenta do reino, apenas um pouquinho de raspas de limão siciliano e sal. Processe os peixes, alho, ovo, pão, pimenta do reino e sal até formar uma pasta quase homogênea, ainda com alguns pedacinhos apenas porque fica mais gostoso. Se você não tem um processador, bata o pão no liquidificador até formar um monte de migalhas e depois você junta ao peixes amassados. Se você não tem um liquidificador, bom, pula pra próxima receita ;) - ou seja paciente e amasse o pão no peixe até ficar com a consistência mencionada. Por fim, junte a salsinha e cebola picadas. A base já está pronta e você pode tanto fazer essas delícias em bolinhas, quadrados, achatados, no símbolo do infinito, enfim, da forma que você quiser. Depois, passe as bolinhas em farinha de mandioca, rosca ou trigo com um pouco de sal para ficarem mais crocantes por fora.

Em uma frigideira, coloque óleo vegetal até cobrir todo o fundo e em fogo médio para alto, coloque cuidadosamente as bolinhas e doure todos os lados possíveis.

Neste ponto, os bolinhos de peixe já estão prontos para serem consumidos. Para dar um toque especial, você pode fazer algum molho de preferência. No caso, eu fiz o alfredo, que vai bastante manteiga, alho e creme de leite. Com um molho picante a base de leite de coco ou iogurte também deve ficar sensacional, mas não fiz porque em casa não gostam muito de pratos apimentados. Também imagino que deve ficar excelente com uma geleia de laranja ou gengibre. Enfim, salsa desidratada por cima vai deixar o seu prato lindão.

Os bolinhos de peixe foram servidos com farofa de banana e arroz com ervilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma curtida na fanpage do Facebook é boa, mas o seu comentário será sempre muito mais valioso, porque é aí onde a gente interage. Obrigado por passar seu tempo por aqui!