sábado, 23 de agosto de 2014

BOLO DE IOGURTE COM MIRTILO E AÇÚCAR MASCAVO

bolo de mirtilo blueberry
Apesar de bolo ser uma das minhas opções favoritas quando tenho vontade de doces, o primeiro que eu fiz foi semana passada: um de banana e cacau. A experiência foi boa e a partir dali comecei a questionar 'e se eu fizer com mirtilo (blueberry)?', 'e se eu usar açúcar mascavo?', 'e se usar raspas de limão na composição?'. O resultado foi essa maravilha. Além de lindo, o sabor é incrível. E você vai se impressionar como é fácil de fazer. Enquanto você o prepara, deixe seu forno a 180º para deixá-lo pré-aquecido.


Na base do bolo vai iogurte e é com o copo do iogurte que você vai medir os ingredientes:

- 1 copo de iogurte integral ou semi desnatado;
- 3 ovos;
- 2 copos de farinha de trigo;
- 2 copos de açúcar mascavo;
- 1/2 copo de óleo;
- Raspas de 1 limão siciliano;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 1 colher de café de essência de baunilha;
- 2 caixas de mirtilo (blueberry) ou dois copos cheios;
- 1 colher de café bem cheia de fermento em pó.

Simplesmente bata no liquidificador: o iogurte, ovos, farinha, açúcar, óleo, raspas de limão siciliano, canela e a essência de baunilha. Em um prato separado, cubra os mirtilos com farinha de trigo, como se fosse empaná-los. Esse processo evita que todas as frutinhas fiquem no fundo do bolo. Cuidadosamente, adicione o fermento e os mirtilos cobertos de farinha na massa e misture cuidadosamente, até que o fermento tenha se dissolvido. Para deixar uma casquinha deliciosa de açúcar em cima, faça uma fina camada de açúcar mascavo no topo da massa. Asse até ficar douradinho no ponto que você deseja. Estará pronto quando você furar o bolo com um palito de dente e o mesmo sair limpinho.

Agora vem o passo mais difícil da receita: o bolo ficará tão cheiroso e lindo que você vai querer comê-lo quente. Não faça isso! As frutinhas quentes parece que perdem um pouco seu sabor e ficam ácidas demais. O ideal é deixar o bolo esfriando por mais ou menos 1 hora até desenformá-lo e servi-lo, pois nesse ponto, o processo do cozimento do bolo vai ter terminado e ele ficará muito mais fácil para desenformar e os aromas e sabores estarão equilibrados.

Fica absolutamente delicioso! Um dos melhores bolos que eu já comi. Simples, aromático, molhadinho e leve sem ser doce demais ou enjoativo.

Depois dessa receita, vou ali virar o tio do bolo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma curtida na fanpage do Facebook é boa, mas o seu comentário será sempre muito mais valioso, porque é aí onde a gente interage. Obrigado por passar seu tempo por aqui!