domingo, 16 de dezembro de 2012

MOLHO BRANCO DE COUVE-FLOR

molho cremoso couve-flor massa
Você sabia que é possível fazer o molho mais cremoso e delicioso sem usar absolutamente nada de leite ou creme de leite?

Essa versão tão saborosa, nutritiva e criativa do molho branco é feita nada mais, nada menos do que com couve-flor. E não se preocupe se você não curte vegetais: esse molho fica com um gosto muito suave de couve-flor e pode ser usado na sua massa favorita.

Retire a base verde da couve-flor, corte-a em raminhos e lave muito bem para cozinhá-las em água e sal até que os ramos fiquem macios.

Depois cozinhar a couve-flor, escorra os ramos, mas separe essa água que você ferveu a hortaliça milagrosa, pois será utilizada mais tarde.

Em uma frigideira, em fogo médio, coloque duas colheres de sopa de azeite e doure uma cebola pequena picada e dois dentes de alho. Junte os ramos de couve-flor e duas colheres cheias de manteiga e apenas misture com o alho e cebola até que a manteiga derreta. Uma xícara de vinho branco seco aqui é opcional, mas sempre dá um sabor especial - se você preferir usar o vinho, deixe cozinhando por uns 5 minutos para que o álcool evapore.

E então vem a magia: coloque um copo da água que você cozinhou a couve-flor no liquidificador e bata tudo. Vá adicionando mais dessa água no liquidificador até você deixar o molho na cremosidade que você deseja. Acerte o sal e pimenta do reino e volte para a panela, juntando uma xícara de chá de parmesão ralado na hora. Rende bastante e serve de 4 a 6 pessoas.

No topo, coloquei breadcrumbs de parmesão (tipo um crocante), que nada mais é do que 2 pães de forma light batidos a seco no liquidificador, uma xícara de chá de parmesão, sal e pimenta do reino que dourei em um pouco de azeite até ficarem crocantes. Fica fantástico e dá aquele toque salgadinho especial.

Fica aí uma ideia criativa para vocês arriscarem na cozinha. Tenho certeza que será sucesso!

2 comentários:

  1. Gênio! Ficou incrível e inacreditável que só a couve flor possa dar essa consistência. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Fora o sabor suave e a leveza. Fico feliz que gostou da ideia. E o crocante de alho dá outra dimensão. Abraço!

      Excluir

Uma curtida na fanpage do Facebook é boa, mas o seu comentário será sempre muito mais valioso, porque é aí onde a gente interage. Obrigado por passar seu tempo por aqui!